domingo, 8 de novembro de 2009
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Aprender a ver o lado belo da vida
Nós, seres humanos, temos a capacidade de decidirmos se queremos ser felizes ou não.
Por vezes existem determinadas circunstâncias da vida que não jogam muito a nosso favor e torna-se complicado delinear um caminho para a felicidade no meio de tanta tormenta. Mas nós somos seres filhos de Deus, fomos criados com amor e, por isso, somos dotados de escolher o nosso próprio caminho. Somos capacitados de alcançarmos a felicidade.
No entanto, tal como tudo, para podermos ser felizes temos de mudar um pouco a nossa maneira de pensar e agir, quer para connosco próprios, quer para com os outros. Temos de “criar o hábito de limpar a mente de pensamentos negativos, deixando emergir pensamentos positivos de confiança em Deus, em nós e nos outros”
Se, por exemplo, ao chegarmos ao fim do dia, constatarmos que não nos sentimos lá muito bem, lá muito felizes e até acharmos que tivemos um daqueles dias vazios, em que não acontece nada e foi apenas mais um dia, o melhor é pararmos um pouquinho para reflectirmos…
Todos nós temos desses tais dias que são vazios, que não nos aconteceu nada de especial, ou assim pensamos nós…! Mas a verdade é que existe sempre qualquer coisa positiva no nosso dia à qual nos podemos agarrar e esboçar um sorriso. Esse é um dos caminhos para alcançarmos o que tanto queremos: ser felizes, estar de bem com a vida.
E da maneira que no fim do dia podemos meditar um bocadinho sobre as coisas que nos aconteceram, no inicio deste também devíamos de nos concentrar em encontrar coisas bonitas, coisas que contribuam para sermos melhores pessoas, alegres e contentes com a nossa vida. Devemos fazer isso mesmo quando as coisas não nos estão a correr da melhor maneira ou, pelo menos, da forma que nós queríamos.
Por exemplo, uma manhã acordamos um pouco mais tarde do que era suposto – o que não devia ter acontecido, mas por vezes é inevitável – e começamos logo o dia a stressar porque já vamos chegar atrasados aos nossos compromissos, sejam eles escola, trabalho, ou qualquer outra coisa. É claro que começarmos o dia assim não é muito agradável. Mas e se esse atraso proporcionasse uma coisa boa? Algo de muito positivos que contribua para ficarmos um bocadinho mais felizes?
Imaginemos, por exemplo, que reencontrávamos um velho amigo que já não víamos há imenso tempo? Era bom, não era? E, já agora, assumamos que há hora a que era suposto termos saído de casa estava a chover e, devido ao atraso, quando saímos de casa já não estava a chover e um sol lindo e brilhante nos sorria do céu? Também seria agradável, não era?
E, já agora, vamos passar a uma situação que poderia muito bem servir como exemplo a uma situação destas: uma noite estava eu a ir para casa de carro e um senhor à minha frente começou a entrar em sentido contrário. Aproximava-se uma rotunda e ele continuava no mesmo sentido na estrada, sujeitando-se a entrar erradamente na rotunda e ter um acidente. Eu fiz-lhe sinais de luzes até que ele se apercebesse de que estava a ir mal e fosse para a faixa que devia. Ele lá se apercebeu que estava mal e veio para a minha faixa. Então, muito simpático, agradeceu-me. Agora imaginemos o seguinte, imaginemos que o senhor não estava bem, que estava muito chateado, triste, deprimido, qualquer coisa.. Imaginemos que estava em estado tal que se desconcentrara da condução e começara a divagar pelos seus pensamentos, entrando, assim, em contra-à-mão.. O que acham que poderia ter acontecido? Ter tido um acidente.. E como acham que ele se deve ter sentido depois de ser alertado? Bem, contente por o terem ajudado. E o facto de ter agradecido provou a sua gratidão.
O que se pretende demonstrar com estes exemplos, é que nem tudo é mau, e que no meio de uma situação não tão favorável é possível surgirem coisas (boas) no nosso dia que nos alegrem e ponham um sorriso nos nossos lábios.
Não podemos estar sempre a stressar com tudo e com todos. Não podemos permitir que os nossos olhos apenas vejam o lado negativo do mundo. Temos de nos ensinar a nós mesmos a tirar partido de tudo o que nos acontece, de tudo o que nos rodeia, vendo o lado belo da vida.
Por vezes é necessário “parar, meditar, reflectir e escutar no silêncio, estar a sós, orar, conversar com Deus para descobrir todos os dias o trilho da Paz”.
E nós, seres humanos, fomos capacitados disso mesmo. Apenas temos de querer. E se realmente quisermos, conseguimos. Sem duvida nenhuma.
Se realmente quisermos ser felizes e se tentarmos percorrer o caminho certo de a alcançar, de certeza que vamos lá chegar. De certeza que vamos ser felizes.
Tudo depende de nós, do que realmente queremos para nós próprios.
Um beijinho grande para todos
Joana Nogueira
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Desafio para (re)começar... um compromisso
Esta é aquela altura do ano em que costumo sofrer de ansiedade.
Antigamente era uma vontade enorme que as aulas começassem e de voltar a ver as pessoas do costume, no sítio do costume, a fazer as coisas do costume. Afinal, quebrar o ritmo de um ano todo com as férias era bom, mas acabava por se tornar um pouco monótono.
Este ano, para variar, lá estou eu com a minha ansiedade, mas desta vez um pouco diferente, porque sei que não vou ver as coisas como costumava ver.
Este ano é diferente. É o meu último ano na faculdade e sinto que vai ser um grande desafio conciliar os estudos com o resto das actividades que me ajudam a ser mais Pessoa.
Esta é a altura em que considero a possibilidade de desistir de umas coisas, dedicar-me mais a outras. MAS quando me faço a pergunta do "Porquê que estou metida nisto ou naquilo?" a resposta é sempre a mesma: "Porque me faz Feliz"... E sei que não consigo abdicar de nada. Seria demasiado fácil desistir das coisas só porque se tornaram um desafio ainda maior.
Ainda tenho de crescer tanto... mas também sei que já cresci muito com ajuda de Pessoas bonitas que fazem parte da minha história e não seria justo guardar as coisas boas, que sei e que sou, só para mim.
Numa troca de cartas secretas que fizemos no JR Sto Ovídio, a última frase que me escreveram foi "Para que te lembres SEMPRE que na vida há alguém que necessita da tua força", pelo que depois de ler a carta só posso fazer isto:
Estou aqui Papá para ser eu em todos os espaços,
Para ser co-construtora do Teu Reino com os irmãos,
Para ser e estar em permanente abertura para o crescimento maduro no Amor,
Para te louvar e agradecer pelos teus dons;
Para ter e ser esperança no Anúncio do teu Amor...
Estou aqui para ser Feliz, porque tenho a certeza que fui sonhada para isso.
Por isso quero usar este espaço para me comprometer perante todos a fazer a minha parte na construção do Reino, em todos os espaços em que estou inserida e em todas as pessoas com quem irei "com-viver". Espero ter a ajuda de todos para serem mediadores e co-construtores deste Reino comigo. =)
terça-feira, 23 de junho de 2009
Parabéns sobrinha mais linda de Portugal
Pois é, a sobrinha mais linda de Portugal faz anos hoje.=D
Penso que não vale a pena estar aqui com grandes discursos. Dá para perceber que todos gostamos muito de ti, não é Marianinha?
Estás a crescer no meio de gente bonita e com uns pais fantásticos. Tenho a certeza de que te vais dar conta que és uma privilegiada.
És pequenina, mas és já uma inspiração.
Obrigada pelo "Gafanhoto" que também a nós nos faz cantar. Obrigada pelos risos. Obrigada pelos gritinhos. Obrigada por ti.
Um beijo enorme meu e de certeza também de todos os teus tios JR Stovidio XD
P.S. Foto tirada no dia do Baptizado =)
Andreia
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Somos um = )
Boa noite pessoas lindas do meu coração
Recentemente tive o prazer de rever o Rei Leão 2 (com uma bela companhia, diga-se de passagem =P ) e achei o filme lindo lindo lindo =D Gostava de partilhar convosco uma musiquinha.Eia a letra:
O Rei Leão 2 – Somos um
[Simba]
Coisas novas vais tu ver e depois vais dizer 'não percebi'. No teu jovem coração, vives na confusão: 'já compreendi'. Hás-de sobreviver, pois apoio tu vais ter. Os entraves nós vamos vencer. Ao teu lado estarei, que orgulho sentirei. E a força está em sermos um.
[Kiara]
Filha de um rei nasci, meu destino eu vi. Mas quem sou eu? Confiar no coração, buscar paz e razão, mas quem sou eu?
[Simba]
Filha tu vais crescer, mais momentos hás-de ter. Buscando a paz e a verdade... Sempre há soluções nas piores situações, temos força porque somos um. Somos um, tu e eu, como a terra e o céu. O sol trás a felicidade! Este reino é meu e um dia será teu. E a força está em sermos um.
[Simba]
Enquanto viveres aqui, vai ser assim.... Hás-de compreender um dia.
A letra desta música é tão forte.. “Somos um” Deixa uma pessoa a pensar..
Tanta desigualdade que existe no mundo, tanta mesquinhice, tanto conflito, tanto mau olhar sobre o outro.. Mas afinal de contas somos todos iguais não somos? Somos todos seres humanos, nutrimos sentimentos, queremos todos ser respeitados, precisamos de ser amados.. Somos todos família, somos todos irmãos, somos todos filhos do mesmo Pai.. Abba!
Acho incrível como o Homem vive em sociedade.. Digo isto não num sentido de elogio, mas sim num sentido de reprovação.. As pessoas só pensam em si mesmas, só pensam em dinheiro, em lucro fácil e muito rápido, tratam mal os outros às vezes só porque sim… Eu acho isso horrível… = (
No entanto ensinaram-me a ver as coisas através das suas partículas e para além de toda esta nuvem negra, existe luz, muita luz. Existem os amigos, as famílias, as comunidades, pessoas boas que se reúnem e ajudam-se mutuamente, quanto mais não seja para ter uma simples conversa ou cantar em grupo, mas já estão a contribuir para melhorar o dia de alguém seja de que maneira for. Muitas vezes não nos apercebemos do bem que fazemos a outra pessoa com apenas um gesto, uma palavra, um sorriso.. E são essas as partículas. A vida é feita de pequenas coisas que se tornam enormes quando feitas com verdadeiro amor.
Uma das melhores coisas da vida é sem dúvida a amizade. Estarmos rodeados de amigos é fantástico. Nunca estamos sozinhos, apoiamo-nos mutuamente, partilhamos vivências.. e sentir que, independentemente de tudo o resto, temos alguém do nosso lado sempre pronto a estender a mão, a lançar um sorriso, um olhar amigável, é das melhores sensações = )
Tenho o enorme prazer de pertencer a um grupo lindo, maravilhoso, muito unido no amor e com um grande sentido de cumplicidade. Sinto-me muito feliz de pertencer a este pequeno, grande grupo, acreditem. Preenche-me o coração com tanta ternura e tanta amizade = ) Estou muito apaixonada por vocês! ^^
Quero agradecer-vos a todos por vocês mesmos, meus amores. São muito importantes para mim. Mesmo mesmo :D
Obrigada Abba por este grupo fantástico, por toda a alegria dos nossos maravilhosos encontros, por toda a união que nos envolve, pelos serões a conversar nos retiros JR, pelos sorrisos, pelas canções que cantamos todos felizes da vida, por tudo, tudo tudo!
Muito Obrigada =D Sou muito feliz ao vosso lado =D
Um grande beijo e um abraço muuuuuuito forte em cada um de vocês ^^
Adoro-vos^^
Joana Nogueira