domingo, 17 de janeiro de 2010

A passividade também mata - seja DADOR :)



As agulhas assustam-nos ! Os monstros debaixo da cama não são nada comparados com o medo que este objecto pontiagudo nos proporciona. Será que é por doer um pouquito? Quer dizer, às vezes dói "pra caramba", mas será só por isso? Uma picadinha de uma agulha pouco meiga consegue deixar-nos tão intimidados assim?

O grande problema deste medo é que ele consegue mesmo debilitar algumas pessoas e de um jeito muito sorrateiro. Afinal, que consequências tão negativas pode isto ter? Aparentemente, nenhumas. Mas as aparências iludem, não é? Este medo tão comum pode-nos impedir de salvar uma vida. Isso mesmo, uma VIDA !
Quantas vezes é que cada um de nós já ouviu ou disse coisas do tipo: "eu até doava sangue, mas tenho medo de agulhas" ou "eu gostava de doar medula óssea, mas vai doer" ? Eu compreendo tudo isso, a sério que compreendo. Quem é que gosta de ter um encontro com a Sra Agulha deliberadamente? Quem é louco, claro! Mas não precisamos todos de um pouco de loucura? Daquela loucura que cura, que salva, que esbanja alegria ! O que é a dor de uma ou outra picada comparada com a dor de perder a vida? Acredito que quem está na ala oncológica do IPO adoraria enfrentar mil e uma agulhas que fossem, se isso reprensentasse uma cura para todos eles. Acredito que os seus familiares e amigos fariam o mesmo. Gosto de acreditar que todo o mundo o faria, mesmo que fosse por desconhecidos (chamem-me ambiciosa ou sonhadora). O mais irónico disto tudo é que talvez o possamos fazer, todos juntos. Basta enfrentarmos a dorzita de uma simples agulha e talvez possamos ser a CURA da dor de alguém. De alguém que enfrenta, diariamente, o medo de deixar de colorir o mundo, de deixar aqueles que ama a sofrer. O que é o nosso medo comparado com um medo destes? A passividade também mata!

SEJA DADOR!
Seja dador de medula óssea !
Seja dador de sangue !

"Dar não dói, assusta, mas é tão fácil que parece mentira."
(Inês Entre Vistas, de António Esteves )
Parece mesmo mentira de tão simples que é e pode ser. Vá lá, eu sei que nós somos todos capazes disso :D
"A CURA SOMOS NÓS" !


Centro de Histocompatibilidade do Norte:
http://www.chnorte.min-saude.pt/cedace.php


IPO-PORTO:
http://www.ipoporto.min-saude.pt


Associação Inês Botelho:
http://associacaoinesbotelho.pt

carmenpine.blogspot.com


Sofia

3 comentários:

  1. Estás a ver?! Devias ter ido para publicidade ;)

    Estou a brincar!

    Está aqui um textinho muito bonitinho e muito apelativo!

    E que encoraja as pessoas :D

    Ainda hoje estivemos (não eu e tu, na ESE) a falar sobre isto.

    É importante salvar, é importante curar principalmente quando isso está ao nosso alcance!

    Sabes que por certos e determinados pormenores eu ainda não posso fazer destas coisas mas quando tudo isto for ao sítio é uma aventura a seguir :D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A CURA SOMOS NÓS! Mesmo.. = )

    Se cada um se consciencializar de que tem o enormíssimo poder de salvar uma vida, toda a gente, mas toda a gente mesmo fará tudo o que estiver ao seu alcance para ser o "anjo salvador"..

    ResponderEliminar
  3. E depois para não serem passivas puseram-se a dançar no meio do Norteshopping=D Eheheh
    Foi um momento muito bom. Não pela dança em si, mas pelo sentimento que transparece quando as pessoas se decidem juntar por uma causa tão nobre como esta.
    Obrigada pelo vosso sorriso depois daquele momento, porque apesar de eu estar numa altura complicada voces fizeram-me granhar o tempo em que estive convosco. Voces percebem.


    Beijinho enorme até à medula;)

    ResponderEliminar